Quando eu vi que seria lançada a série desse livro eu fu atrás de resenhas para ver do que se tratava, vi uma vídeo resenha e fui correndo comprar o livro porque descobri que o livro falava sobre suicídio e esse é um tema que eu gosto muito.
Acho que agora que a série foi lançada todo mundo já deve saber pelo menos um pouquinho sobre o livro mas se você ainda não sabe, o livro vai contar a história de Hannah Baker que se matou e gravou 7 fitas que serão passadas para os "13 porquês" que são as pessoas que, de alguma forma, contribuiram para que ela tomasse essa decisão.
A história vai ser narrada pelo ponto de vista de Clay que está ouvindo as fitas e tentando descobrir o que ele fez e como ele contribuiu para Hannah se sentir tão mal a ponto de tirar a própria vida. E é ouvindo essas fitas que Clay começa a descobrir que a gente nunca sabe do que as pessoas são capazes.
Lendo esse livro eu fiquei me perguntando como as nossas atitudes podem impactar na vida de outras pessoas. Um comentário negativo, uma piadinha, uma foto... coisas pequenas mas que quando misturadas acabam virando aquela bola de neve. Exatamente o que acontece com a Hannah. Ela acabou juntando todas as provocações e o bullying que sofria no colégio até que decidiu que o melhor seria tirar a própria.
No livro também é possível ver que ela tentou buscar ajuda mas a depressão para muitas pessoas é ignorada ou vista como frescura. Talvez se ela tivesse tido alguma ajuda o problema não teria chegado ao extremo. Mas também entendo que é uma escolha própria. A partir do momento que Hannah decidiu que queria se matar, acho que ninguém mais podia tirar essa ideia da cabeça dela.
É um ótimo livro para refletir sobre nosso próprio comportamento e o comportamento de quem está ao nosso redor. Perceber os sinais quando alguém está precisando de ajuda e etc... Por outro lado, é um livro que me preocupa um pouco no sentindo de adolescentes que passam pelas mesmas situações que a Hannah decidirem tomar a mesma decisão que a dela. Mas no geral, foi um livro que eu gostei muito de ler e que eu recomendo muito.
IMPORTANTE: Se você está lendo essa resenha e se sente como a Hannah tem o Telefone 141 que você pode ligar e falar com psicólogos que podem ajudar com o seu prolema ou acessar o CVV- Centro de Valorização da vida que também pode conversar e encontrar informações úteis. ♥