Naomi e Ely e a lista do não-beijo foi escrito por David Levithan e Rachel Cohn, publicado pela Galera Record de possui 256 páginas.
Naomi é uma das garotas mais gatas do prédio e ela sabe o efeito que causa nos garotos mas não quer chamar a atenção de ninguém em especial. Ela já tem um namorado que é o Bruce Segundo e é apaixonada por Ely.
Naomi e Ely são melhores amigos e ele sabe da paixão que Naomi tem por ele mas não pode retribuir porque ele gosta mesmo é de garotos. Depois que isso é revelado os dois decidem fazer a lista do não-beijo onde tem ali os nomes dos garotos mais gatos que nem um nem o outro pode beijar.
O problema é que Ely acaba beijando Bruce Segundo e a amizade com Naomi corre o risco de ir por água abaixo.
Quando eu recebi os livros da editora eu deixei esse por último imaginando que ele seria o melhor de todos. Infelizmente ele foi uma grande decepção e nem parece que foi escrito por um dos autores que eu mais admiro. Aliás, acho que quando David Levithan escreve em conjunto (tirando John Green) o livro tem uma chance bem grande de ser ruim.
O livro tem um tema bastante interessante que é ver uma garota se apaixonando pelo melhor amigo gay mas acho que não foi aproveitado 100%. O drama está demais e além da história não ter sido bem elaborada, o livro está cheio de símbolos no meio das frases e muito deles eu não consegui entender o que significava. Tem muitos trechos de músicas em inglês que eu não conhecia e como não sei ler inglês acabei pulando a maior parte deles. E além disso tudo, o livro está cheio de erros de revisão.
Mas o livro também tem seus pontos positivos como o fato de Ely ter duas mães e isso ser completamente normal no livro. O fato de Bruce achar que era hétero até beijar um menino e descobrir que na verdade ele gosta mais de Ely do que de Naomi. O momento em que ele tem que se aceitar nessa nova realidade e contar para a mãe que agora está com um garoto por aí vai...
Não foi um livro que eu gostei de ter lido e por isso não vou recomendar igual os demais livros do Levithan. Eu queria ter gostado mais e dado uma nota maior para o livro mas ele ficou com 3 estrelinhas por conta desses motivos acima e também pelo desfecho da história que foi até bonitinho.