Brilhantes são pessoas que nasceram com habilidades que as pessoas comuns não tem. Os brilhantes vão do 1º ao 4º escalão e cada um deles tem uma habilidade específica. Por exemplo, tem aqueles que analisam dados e programam de uma forma incrível, aqueles que capitam os sentimentos da pessoas, outros que num simples olhar sabem dos segredos mais sujos que alguém pode esconder e por aí vai. Na sociedade eles são visto como pessoas perigosas e existe o DAR (departamento de análise e reação) que vai atrás dos brilhantes criminosos e terroristas.
Nick Cooperé um brilhante do 1º escalão e tem a habilidade de reconhecer a linguagem corporal das pessoas descobrindo os sentimentos ou até mesmo prevendo os movimentos que aquele pessoa vai fazer. O mais incrível de tudo é que ele trabalha para o DAR e tem o dever de ir atrás de outros brilhantes que cometem crimes e matar, na maioria das vezes.
John Smithé um dos terroristas mais procurados do últimos tempos e após ser anunciado que ele faria um ataque na bolsa de valores Cooper vai atrás para tentar impedir.
Cooper não consegue impedir o atentato e se sente culpado pelas 1.143 vítimas inocentes que morreram nessa tragédia. Após isso, o melhor funcionário do DAR resolve bolar um plano junto com Drew Peters que é seu chefe e assumir a culpa do atentado a fim de chegar perto de seu alvo que é John Smith. A condição para esse plano é que o terrorista mais procurado do país será morto e Kate sua filha que tem apenas quatro anos e é uma brilhante não precisará ir para academia.
A academia é um lugar onde o governo tem poder sobre as crianças que são brilhantes e lá todo tipo de ruim acontece. Impulsionado pelo desejo de justiça e vingança Nick Cooper abre mão de tudo aquilo que sempre acreditou para chegar perto do inimigo.
Brilhantes para mim foi como uma montanha russa de sentimentos. Ele é aquele livro que te faz questionar sobre o que é certo e o que é errado, quem é o mocinho e quem é o vilão. É um livro te prende, que faz o leitor se sentir parte da história e quando a história começa a ficar morna vem alguma coisa e faz tudo pegar fogo.
Cooper é um típico badass e as coisas que o cara faz são incríveis. É aquele personagem que não tem como não gostar e eu estive o tempo todo torcendo com ele e vivendo aquilo que ele estava vivendo. Mas não é só Cooper que é incrível. Shannon e Quinn tem muita importância no livro e são igualmente incríveis.
Por ser o volume 1 de uma série eu achei que Brilhantes fechou muito bem e estou até me questionando se havia a necessidade de um segundo livro. É claro que um ponto ficou aberto e ele será o assunto do próximo volume mas eu já estaria satisfeita com o final que teve. De qualquer forma quero saber o que vem pela frente e estou ansiosa pela continuação.
Ah, e o livro está com os direitos vendidos para o cinema e tem Jared Leto como parte do elenco. Só sei que forninhos cairão com esse filme.