Darrow é um vermelho mergulhador do inferno que trabalha nas minas extraindo gás para deixar Marte habitável para outras cores. Os vermelhos são vistos como criaturas inferiores e são escravizados enquanto que os Ouros são a elite da sociedade.
Isso muda quando Darrow descobre que na verdade há outras cores vivendo em Marte e tudo o que ele viveu até agora foi uma grande mentira. Movido pelo desejo de vingança ele se junta aos filhos de Ares e é colocado no Instituto para que possa fazer uma revolução na sociedade.
O instituto é como uma arena dos Jogos Vorazes mas a diferença é que lá os selecionados são colocados em casas diferentes e uma casa deve colonizar o maior número de casas para ser a vencedora. Eles afirmam que o instituto é uma escola onde os participantes não deverão matar e sim aprender a governar. Mas não é bem isso que acontece.
Para Darrow poder colocar seu plano de vingança em ação ele vai ter de montar estratégias, conquistar aliados e o mais difícil de tudo: ver seus amigos ficando no meio do caminho. É nessa hora que percebemos o quanto esse garoto é forte e humano. Logo no começo do livro a gente acompanha o sofrimento de Darrow depois de perder uma pessoa querida e isso só vai se repetindo ao longo da história. Apesar dele ser durão e admirado por sua garra e coragem, no fundo vemos que ele ainda é um menino de 16 anos que chora durante a noite e sente falta das pessoas deixadas para trás.
Fúria vermelha conseguiu me tirar daquela ressaca literária e entrou para a lista de livros favoritos. Sem dúvidas essa foi uma das melhores leituras do ano e merece muitos elogios. Pierce Brown conseguiu fazer um livro instigante, cheio de reviravoltas e um personagem que é impossível não gostar.
Não digo que a história é 100% original porque tem vários elementos de outras histórias já conhecidas mas por se passar em Marte e ter esse sistema de castas divididos por cores faz com que a história seja diferente dessas que já estamos acostumados.
O livro faz parte de uma trilogia e eu já estou começando o segundo volume hoje. Acredito que o último livro seja lançado ano que vem e a notícia boa é o livro já teve os direitos vendidos para o cinema então logo logo Darrow estará nas telas de cinema encantando todo mundo. Outra notícia maravilhosa é no evento da Globo Livros eles falaram que tem planos de trazer o autor para a Bienal do livro em São Paulo. Se estou feliz? Imagina. :P