No último fim de semana passado eu fui no Parque do Carmo ver as cerejeiras igual eu faço todo ano e tive a sorte de ir num dia de sol então deu para aproveitar para tirar fotos legais e fazer um passeio diferente.
Essa é uma tradição japonesa chamada de hanami, de sentar-se à sombra e admirar as árvores que ficam coloridas de cor de rosa nessa época do ano. Ainda falam que se uma pétala cair sobre sua cabeça, você terá sorte. Mas não vale balançar as árvores, tem que ser um processo natural.
A flor de cerejeira só floresce durante 7 dias. Ela costuma anunciar o fim do inverno mais rigoroso e trazer o clima da primavera.
Lenda do Sakura ou flor de cerejeira:
Conta a lenda que uma princesa desceu dos céus e aterrissou em uma cerejeira. Acredita-se então que o nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa das árvores das flores abertas”. Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade (Sa). A segunda parte do nome, kura, faria referência à sua morada.
Hoje talvez as flores já tenham caído mas por toda a cidade tem árvores floridas cor de rosa. Vale a pena parar alguns minutinhos para admirar. ♥
Apesar do bosque de cerejeiras estar bem florido, o resto do parque tinha um aspecto de abandonado. Sempre me animo par ir mas no próximo ano talvez eu já em algum outro parque ou em outros festivais que acontecem em São Paulo. Além das flores, o parque também fica recheado de barraquinhas com comidas tímidas e outras atrações.