A fúria e a aurora foi escrito por Renée Ahdieh, publicado pela Globo Alt e possui 336 páginas.
Sherazade com 16 anos e se voluntariou para ser a nova esposa do califa com a intensão de sobreviver o máximo de auroras possíveis e a fim de se vingar da morte de Shiva que era sua melhor amiga e esposa do rei. Ela começa então a descobrir os segredos mais profundos de Khalid para planejar a morte do próprio marido.
"Viverei para ver o pôr do sol de amanhã. Não se deixe enganar. Juro que viverei para ver tantos pores de sol quanto for necessário. E eu o matarei. Com as minhas próprias mãos."
Para sobreviver aos dias no palácio Sherazade começa a contar histórias como a do Gênio da lampada mágica, Aladin, os ladrões e até mesmo a história da menina Tala que tem muito a ver com o que ela quer descobrir. O motivo real pelo qual Khalid mata todas as suas esposas.
O que acontece no decorrer da história é que todo o plano de Sherazade sobre se vingar acaba indo por água abaixo. Ela não imaginava, mas ao conhecer melhor os segredos de Khalid, ela acabou de apaixonando pelo terrível monstro que ele é.
A fúria e a aurora é uma releitura de As mil e uma noites e como eu nunca tinha lido antes, foi uma experiência totalmente nova para mim. Senti um pouco de dificuldade com algumas palavras e termos bem característicos da cultura árabe mas o livro vem com um glossário que ajuda a gente a não se perder na história.
O livro tem uma narrativa bem diferente do que eu estava acostumada a ler eu amei essa mistura de fantasia, poética e aventura. Não imaginava que eu fosse gostar tanto do livro mas se tornou um dos melhores lidos esse ano. Já estou ansiosa para ler o segundo volume e pelo jeito, a fantasia vai ser ainda maior nesse volume que encerra essa história.