O fantasma de Anya foi escrito por Vera Brosgol, publicado pela Editora Jangada e possui 224 páginas.
Anya é uma adolescente Russa que se mudou para os Estados Unidos e está infeliz em vários aspectos da vida. Ela estuda numa escola onde tem apenas um amigo, não tem paciência com a mãe e tem uma quedinha por um rapaz que já tem namorada.
As coisas passam a mudar quando Anya cai em um buraco e lá conhece o fantasma de Emily, uma garota que diz ter sido assassinada. Emily começa a se dedicar muito para essa amizade dar certo. Ela ajuda Anya a se arrumar para uma festa, ganhar nota nas matérias, entre outras coisas...
O problema é que depois de um tempo Anya descobre algumas verdades do passado de Emily e coisas estranhas começam a acontecer. Ela decide então se livrar desse fantasma mas não será fácil.
O fantasma de Anya é uma história bastante previsível, não tem nada de surpreendente mas foi uma leitura que eu gostei bastante. Como essa é uma HQ voltada para o público jovem adulto, é muito interessante acompanhar essa fase da adolescência de Anya, os questionamentos sobre a vida e a evolução quando descobre que algumas coisas que estava fazendo eram erradas.
A autora conseguiu abordar temas polêmicos sem ficar cansativo ou chato. Como o traço e as cores da HQ tem essa coisa sombria e ainda tem o fantasma de Emily, a leitura divertida e misteriosa.
É um livro que eu recomendo para quem gosta de HQs, história sombria e é fã de Neil Gaiman. Aliás, essa história me lembrou bastante Coraline.