O ultimo adeus foi escrito por Cynthia Hand, publicado pela Darkside Books e possui 352 páginas.
Lex está passando por um momento difícil por que o irmão dela Ty cometeu suicídio e ela não consegue entender o porque. A mãe dela está totalmente arrasada depois disso e o relacionamento dela com o pai não é dos melhores.
Ela tenta entender então o que fez Ty tomar essa decisão e descobre que tudo começou quando o pai dela resolveu sair de casa e largar a mulher com os filhos. Ty nunca aceitou isso muito bem e fez uma primeira tentativa de suicídio que não deu certo. Depois disso todos achavam que ele já estava "curado" dessa ideia louca de se matar mas infelizmente ele tentou de novo e não teve como ninguém impedir.
Nesse momento de luto e negação Lex se sente culpada pela morte do irmão. Culpada por não ter feito nada. Culpada por não ter notado nenhum comportamento estranho e mais culpada ainda por não ter respondido a última mensagem do irmão.
Com isso ela passa a ir num psicologo e mesmo relutante ao tratamento e a remédios, ela segue as instruções de escrever tudo o que ela sente num diário como uma válvula de escape. E isso que a gente vê no livro, um diário com tudo aquilo que Lex sente em relação a morte do irmão.
Eu amo livros com essa temática depressão/suicídio/adolescentes problemáticos mas com certeza essa foi um dos que mais me marcou. Eu acompanhei toda a história de Lex como se aquilo fosse comigo, vivendo tudo aquilo e ficando angustiada do mesmo jeito que a personagem se sentia.
O livro foi muito bem escrito e autora soube tratar desses temas pesados de um jeito muito real e verdadeiro mas de um jeito que não deixou a leitura rasa ou pesada demais.
Esse livro teve uma forte divulgação no mês de setembro por conta do setembro amarelo e acho que o livro retrata isso muito bem. A importância de ajudar quem está passando por uma doença como depressão ou até mesmo pensando em suicídio. Como a gente deve aproveitar todos os momentos com quem a gente ama e mostra como essa fase de luto é dolorosa e mexe com a gente.
Mas a mensagem mais legal que o livro passa é de que Lex não pode se sentir culpada por uma coisa que ela não tinha controle. No momento em que Ty tomou aquela decisão tudo o que ele queria era se livrar de toda a dor que sentia no momento e ninguém podia impedir ou tirar isso dele.