Simon vs. a agenda homosapiens foi escrito por Becky Albertalli, publicado pela Intrínseca e possui 272 páginas.
Simon é um adolescente gay que não liga para o que as outras pessoas podem achar dele, mas até hoje, sair do armário é uma missão difícil para ele. A unica pessoa que sabe é Blue um garoto que ele conheceu no tumblr e que troca mensagens todos os dias com Simon.
Os dois estão sempre trocando emails, contando como foi o dia, falando sobre oreo e alguns flertezinhos básicos. Um dia Simon acaba deixando o email abeto num computador da escola e Martin tira um print da tela e usa como isso como chantagem para Simon ajudar ele a conquistar uma garota. Caso contrário, a escola toda saberá que ele é gay.
Esse era um livro que eu estava doida para ler mas não estava com pressa de comprar até ver a autora na bienal e mudar de ideia. No dia da sessão de autógrafos eu fui junto com uma amiga e chegando lá a Becky era tão fofinha e tão amorzinho que eu sai correndo, comprei o livro e consegui meu autógrafo.
Depois disso eu li o livro e foi tudo aquilo que todo mundo falava: 5 estrelinhas e muito mas muito fofinho mesmo.
A troca de emails entre Simon e Blue é uma das melhores partes do livro porque mostra um relacionamento de muito carinho e respeito. Os dois são muito engraçados mas até nas piadinhas tem alguma dose de sentimento e eu achei tudo isso muito legal.
A família do Simon também merece destaque especial porque são pais super amorosos e estão do lado dos filhos em todos os momentos. Eu acho que uma das grandes dificuldades de adolescentes gays e de pessoas que estão nessa fase de "sair do armário"é justamente o apoio dos pais, e a família de Simon aceitou tudo numa boa.
E acho que além da mensagem de amor que o livro passa ele também mostra como o bullying é uma atividade que machuca e que não vale a pena.
Simon vs. a agenda homosapiens é um livro super amorzinho, rápido de ler e que eu super indico. Acho até que é um livro que pode ajudar muitos adolescentes que estão nessa fase de descoberta e serve também para os pais que não sabem lidar com a situação. :)